O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional está organizado em duas linhas de pesquisa:

1. Desenvolvimento e Políticas Públicas

Esta linha pretende analisar as relações entre Políticas Públicas e Desenvolvimento. Ela pretende discutir até que ponto a intervenção estratégica do Estado pode alterar a qualidade de vida das populações. Mais especificamente, uma das questões a serem examinadas é de que forma as políticas públicas levadas a cabo no Brasil são eficientes e eficazes e promotoras do desenvolvimento. Nesta linha de pesquisa se incluem temas como políticas públicas de saúde, de educação, de cultura, de segurança pública, de seguridade social, de transferência de renda e de desenvolvimento agrário, urbano e regional. Ou seja, nesta linha se incluem as discussões sobre como as políticas públicas em geral podem contribuir para se alcançar o Desenvolvimento, qualificando-o.

2. Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Esta linha pretende examinar de que forma os fatores externos (globalização, integração regional e cooperação internacional) afetam o Desenvolvimento em suas diversas dimensões. Existe uma hierarquização de Estados já dada pelo sistema internacional ou os Estados podem promover seu próprio desenvolvimento sem apoio externo? Esta linha pretende examinar os seguintes elementos: identidade, corrupção, governança global, cooperação internacional, cultura, direitos humanos, movimentos migratórios internacionais e demais tópicos relacionados ao sistema internacional.

AGENDA

Contato

Horário de atendimento da Secretaria: 10h30 às 12h00 e de 14h00 às 16h00

Email: ppgdsc@unb.br

Telefone: 3107-6365

Go to top